“Estamos nos mobilizando”: Mesmo atingidas, igrejas atuam no apoio a Petrópolis

Além dos prejuízos materiais, 104 vidas foram perdidas e há cerca de 130 pessoas ainda estão desaparecidas.

Fonte: Guiame, Adriana BernardoAtualizado: quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022 às 15:17
Fiéis limpam Igreja Batista de Corrêas, fortemente atingida pelo temporal em Petrópolis. (Foto: Pr. Carlos Carnavalli)
Fiéis limpam Igreja Batista de Corrêas, fortemente atingida pelo temporal em Petrópolis. (Foto: Pr. Carlos Carnavalli)

O temporal que caiu em Petrópolis, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (15) devastou a cidade, transformando-se em uma tragédia histórica, que, até o momento, já contabiliza 104 mortos.

A força e a velocidade das águas da chuva fizeram desabar parte do Morro da Oficina, destruiu casas, levou carros e arrastou veículos pesados como ônibus e caminhões, muitos deles tombados em córregos.

Dezenas de vídeos mostram os horrores provocados pelo desastre, com ruas, casas e comércios de diversos bairros sendo invadidos pela força das águas.

Além das perdas materiais, muitas mortes foram registradas. Cerca de 130 pessoas ainda estão desaparecidas.

Nesse cenário caótico, igrejas, que também tiveram perdas materiais, estão mobilizadas para ajudar a população.

Em entrevista exclusiva ao Guiame, o presidente do Conselho dos Ministros Evangélico do Município de Petrópolis (Comempe), Pr. Carlos Carnavalli, contou sobre a situação local.

“Estamos trabalhando na limpeza da nossa igreja, que foi muito afetada. Tivemos perdas materiais, mas graças a Deus não humanas. Também estamos nos mobilizando e agora o primeiro passo é limpar a igreja para se tornar um QG de ajuda às pessoas”, disse.

Pastor da Igreja Batista de Corrêas, segundo distrito de Petrópolis, ele disse ter recebido um comunicado de alguns colegas de Ministério do Rio de Janeiro que estão chegando com carretas, com caminhões, com carros, levando cestas básicas, material de limpeza e de higiene pessoal, além de água potável, que é o item mais urgente.

“Precisamos muito de água potável, a cidade não tem água potável suficiente”, declarou o pastor, que também enviou fotos mostrando o rastro de destruição provocado pelo temporal na igreja que pastoreia.

Limpeza e solidariedade

Pastor da Igreja Batista da Esperança no bairro São Sebastião, Sidnei Xavier contou que muitos ministérios começam a ajudar Petrópolis. Ele contou que sua igreja não foi atingida, mas muitas casas no entorno do bairro sofreram com quedas de barreiras.

“Graças a Deus as doações estão chegando. Muita gente está ajudando. Estou aqui assessorando um grupo da Cristolândia de São Gonçalo que chegou para nos ajudar na remoção de uma barreira que está interditando o caminho de algumas pessoas”, contou.

Segundo o pastor, existem pontos de deslizamentos grandes e vários outros menores que estão causando muito transtorno a muitas famílias. “Estamos mobilizando pessoas para ajudar nessas demandas menores, mas que para uma ou duas famílias são muito grandes”, disse.

Voluntários da Ação Solidária Adventista (ASA) também estão atuam em Petrópolis arrecadando mantimentos, roupas, água, itens de higiene, entre outros itens de necessidade emergencial. Um grupo de mulheres adventistas se uniu e montou kits de higiene pessoal para doar.

Igreja Adventista em Itaipava, bairro de Petrópolis, recebe doações das 8h às 18h. (Foto: Jorge Choroco)

“Tem shampoo, sabonete, pasta de dente, desodorante, papel higiênico e outros itens de necessidades básicas. A ideia é continuar arrecadando para doar”, explicou uma das organizadoras, Cinthia Medeiros. 

O comerciante Daniel Sampaio conta que ajudou as vítimas desde o primeiro momento, mas como também é morador de uma área de risco, precisou sair com sua família. “Passei a noite ajudando outras pessoas e agora chegou o momento de ajudar os meus. Graças a Deus o nosso maior patrimônio está sendo preservado: a vida”, disse.

Muitas igrejas se transformaram em pontos de recebimento e distribuição de doações, vindas de diversas partes do Rio de Janeiro e outros estados. Um dos pontos de arrecadação é a Igreja Batista de Corrêas, que fica na Est. União e Indústria, 3.016 – WhatsApp: (24) 2221-1740.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições