História dos Apóstolos: Pedro, o pregador que converteu 3.000 de uma só vez a Cristo

O nome original de Pedro era Simão, mas Jesus o chamou de Cefas, que é uma palavra aramaica que se traduz em Pedro (Petros em grego).

Fonte: Guiame, com informações do Overview BibleAtualizado: sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 às 14:54
Pedro em cena da série The Chosen (Foto: YouTube / The Chosen)
Pedro em cena da série The Chosen (Foto: YouTube / The Chosen)

Pedro, também conhecido como Simão, Simão Pedro e Cefas, estava entre os 12 discípulos iniciais escolhidos por Jesus. Mas, junto com Tiago e João, foi um dos companheiros mais próximos do mestre. Como muitos dos apóstolos, Pedro era pescador de profissão, mas se tornou um dos líderes mais proeminentes da igreja primitiva após a ressurreição.

Baseado em Mateus 16:19, Pedro às vezes é referido como o “porteiro” do céu, e ao longo dos últimos dois milênios, inúmeras peças de arte e literatura (e brincadeiras) o retratam esperando nos Portões de Pérola para decidir quem entra e quem não. O humor também se refere à chuva, sempre colocada na conta de Pedro.

Pedro era pescador de profissão, junto com seu irmão André (também discípulo de Jesus), mas ele se tornou um pregador talentoso e um líder ousado. Nos Evangelhos, ele é retratado como impetuoso, sempre falando o que pensa e agindo por impulso. No livro de Atos, a determinação de Pedro o transformou em alguém em quem os primeiros cristãos confiavam constantemente e a quem recorreram.

Embora Pedro não tenha escrito nenhum dos quatro evangelhos, ele desempenha um papel importante em todos eles, e a tradição sustenta que o Evangelho de Marcos registra o relato de Pedro sobre o ministério de Jesus por meio de seu companheiro, João Marcos .

A maior parte do que sabemos sobre Pedro vem da própria Bíblia, com algum material adicional dos primeiros escritores cristãos. Aqui, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre esse discípulo proeminente:

Quem foi Pedro?

Pedro é conhecido por vários outros nomes na Bíblia. É comum que os personagens bíblicos tenham dois nomes, usem um apelido ou, como o apóstolo Paulo, tenham um nome em hebraico e outro em grego.

O nome original de Pedro era Simão, mas Jesus o chamou de Cefas (João 1:42), que é uma palavra aramaica que se traduz em Pedro (Petros em grego). Como resultado, Pedro também é referido como Simão, Simão Pedro e Cefas.

Aqui estão as principais coisas a saber sobre Pedro com base nos evangelhos, no livro de Atos e nas epístolas.

Pedro era casado

Os Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) registram que Jesus foi à casa de Pedro, onde sua sogra estava com febre. O relato é incrivelmente breve, mas nos diz que Pedro tinha uma esposa, um detalhe que é um pouco corroborado por Paulo em 1 Coríntios 9:5:

“Não temos o direito de levar conosco uma esposa crente, como os outros apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas?”

O irmão de Pedro, André, é o único membro da família que vemos regularmente nos evangelhos, mas a Bíblia também não tem muito a dizer sobre ele.

Um pescador

Como muitos dos discípulos, Pedro era pescador. De acordo com o Evangelho de Mateus e o Evangelho de Marcos, quando Jesus o conheceu pela primeira vez, Pedro estava pescando com seu irmão André. Jesus disse: “Venham, sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”, e Pedro e André imediatamente deixaram suas redes e o seguiram.

O Evangelho de Lucas dá um relato ligeiramente diferente. Diz que eles estavam limpando suas redes, não lançando-as, e que Jesus realmente embarcou em seu barco e os levou a uma pesca milagrosa que quase afundou seus barcos. (Lucas também acrescenta que Tiago e João eram seus amigos.)

Evangelho de João diz que André era discípulo de João Batista e ouviu o que João disse sobre Jesus, então ele trouxe Pedro para encontrá-lo (João 1:40-42). Vale a pena notar, porém: João é o único que registra outra pesca milagrosa que ocorre após a ressurreição de Jesus.

Jesus e seus discípulos frequentemente viajavam de barco, e é provável que tenham contado com a experiência de Pedro e dos outros pescadores durante esses tempos. Quando o grupo encontrou uma forte tempestade no Mar da Galileia, conhecer o comércio de Pedro torna mais significativo que os discípulos pensassem que iam morrer (Lc 8:22-25). Como pescadores que trabalhavam no mar da Galileia, as tempestades não seriam novidade para Pedro e os outros, mas eles não podiam confiar em sua experiência para salvá-los desta vez, e tudo o que sabiam sobre barcos, água e clima os levou acreditar que este era o fim.

Após a ressurreição, Pedro decidiu voltar a pescar (João 21:3), e vários outros discípulos se juntaram a ele. Sem Jesus fisicamente para segui-lo, eles voltaram ao que conheciam antes de conhecê-lo.

Pedro, Tomé, Natanael, Tiago, João e dois outros discípulos estavam pescando quando Jesus apareceu a eles pela segunda vez após a ressurreição. De acordo com o Evangelho de João, quando Pedro soube que era Jesus na praia, ele mergulhou na água e nadou até ele.

"A rocha"

O Evangelho de João registra que quando Jesus conheceu Pedro ele disse: “Você é Simão, filho de João. Você será chamado Cefas” (João 1:42). Cefas é aramaico para “pedra”, e o escritor do evangelho acrescenta que isso significa Pedro quando traduzido. É por isso que às vezes Pedro é chamado de “a rocha”.

Este nome levou a muito debate sobre o que Jesus quis dizer em Mateus 16. Depois que Pedro identificou corretamente Jesus como o Messias prometido, Jesus disse:

“Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque isto não te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não a vencerão. Eu te darei as chaves do reino dos céus; tudo o que você ligar na terra será ligado no céu, e tudo o que você desligar na terra será desligado no céu.” — Mateus 16:17–18

Parte do círculo íntimo de Jesus

Há três ocasiões nos Evangelhos em que Jesus só permite que Pedro e os filhos de Zebedeu (Tiago e João) testemunhem coisas que nenhum dos outros discípulos viu, incluindo a primeira vez que ele demonstrou seu poder sobre a morte, a revelação mais poderosa de sua vida. verdadeira identidade, e seu momento mais desesperado.

- Jesus ressuscita uma menina morta (Marcos 5:35-43)

Enquanto a multidão o apertava, Jesus recebeu a notícia de que a menina que ele estava a caminho de curar (a filha de Jairo) havia morrido. Ele foi à casa dela de qualquer maneira, e “não deixou que ninguém o seguisse, exceto Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago” ( Marcos 5:37 ). Na casa, apenas os pais da menina e os três discípulos observavam Jesus ressuscitá-la dos mortos.

- A Transfiguração (Mateus 17:1-13)

A segunda vez que Jesus convida esses três para ver algo especial é alguns dias depois de ele predizer sua própria morte. Ele os leva para uma montanha, onde eles veem algo diferente de tudo que Jesus havia feito antes:

“Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os conduziu sozinhos a um alto monte. Ali foi transfigurado diante deles. Seu rosto brilhou como o sol, e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nesse momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.” — Mateus 17:1–3

- O Jardim do Getsêmani (Mateus 26:36–46)

Na noite em que soube que seria capturado, Jesus levou seus discípulos ao Getsêmani, como costumava fazer (Jo 18:2). Ele lhes disse para vigiar enquanto ele orava, e então ele levou Pedro, Tiago e João com ele.

Enquanto os três lutam (e falham) para ficar acordados, Jesus ora fervorosamente, pedindo a Deus que encontre outra maneira de salvar seu povo.

“Meu Pai, se for possível, tire de mim este cálice. No entanto, não como eu quero, mas como você quer.” — Mateus 26:39

Pedro, Tiago e João são os únicos que veem Jesus sofrer no jardim, e seu desejo de ser vulnerável com eles, mas não com os outros, demonstra ainda mais seu relacionamento privilegiado com ele.

Um pilar da igreja cristã primitiva

No livro de Atos, a igreja continuamente se apoia na liderança de Pedro, Tiago, o Justo (não no “círculo íntimo” Tiago) e João. Quando decisões importantes precisavam ser tomadas, esses três pesavam. É por isso que quando Paulo quis demonstrar sua autoridade aos gálatas, ele apelou para a autoridade de Pedro, Tiago e João, chamando-os de “os estimados como colunas”:

“Pelo contrário, eles reconheceram que eu havia sido encarregado de pregar o evangelho aos incircuncisos, assim como Pedro aos circuncidados. Pois Deus, que operou em Pedro como apóstolo para os circuncisos, também operou em mim como apóstolo para os gentios. Tiago, Cefas [Pedro] e João, aqueles estimados como colunas, deram a mim e a Barnabé a mão direita da comunhão quando reconheceram a graça que me foi dada. Eles concordaram que deveríamos ir aos gentios, e eles aos circuncidados.” — Gálatas 2:7–9

Paulo argumentou que, se nem mesmo Pedro, Tiago e João tinham nada a acrescentar ao evangelho que ele pregava, por que os gálatas aceitariam o ensino de outra pessoa que o fizesse?

Mártir

De acordo com a tradição da igreja, Pedro foi morto pelo imperador Nero por volta de 64 dC, após o Grande Incêndio de Roma, que ele culpou os cristãos por terem iniciado. Um texto apócrifo do século II chamado Atos de Pedro foi o primeiro registro afirmando que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo porque não se considerava digno de morrer da mesma forma que Jesus.

No último capítulo do Evangelho de João, Jesus diz a Pedro: “Quando você for velho, estenderá as mãos, e outro o vestirá e o conduzirá para onde você não quer ir” (João 21:18). O autor então observa: “Jesus disse isso para indicar o tipo de morte pela qual Pedro glorificaria a Deus” (Jo 21:19).

Clemente de Roma, um pai da igreja primitiva que conheceu pessoalmente os apóstolos, escreveu em sua famosa carta conhecida como 1 Clemente : “Tomemos os nobres exemplos de nossa própria geração. Por ciúme e inveja, os maiores e mais justos pilares da Igreja foram perseguidos e chegaram à morte. . .  Pedro, por inveja injusta, suportou não um ou dois, mas muitos trabalhos e, finalmente, tendo dado seu testemunho, partiu para o lugar de glória que lhe era devido”.

Eusébio, o pai da história da igreja, cita Orígenes (um estudioso do segundo/terceiro século) dizendo: “Pedro foi crucificado em Roma com a cabeça para baixo, como ele próprio desejava sofrer” (História da Igreja).

Em Guerra Judaica, Josefo, um historiador judaico-romano do primeiro século, observa que os soldados romanos nem sempre crucificavam as pessoas “de cabeça para cima”, e que eles tentavam posições diferentes para entretenimento.

Pedro na Bíblia

Pedro é uma das figuras mais proeminentes nos evangelhos e Atos, e Paulo se refere a ele em todas as suas cartas. Pedro é frequentemente o primeiro a declarar o óbvio e dizer o que todo mundo está pensando (ou pelo menos o que ele está pensando), e ele ocupa o centro do palco em vários relatos bíblicos.

Aqui estão alguns dos destaques do papel único de Pedro nos evangelhos e na igreja primitiva.

- Pedro anda sobre as águas (Mateus 14:28–33)

Depois que Jesus alimentou os cinco mil, ele disse aos discípulos que entrassem em seus barcos e fossem para o outro lado do lago. Mateus, Marcos e Lucas registram que Jesus mais tarde andou sobre as águas para alcançar seus barcos (Mateus 14:22–36 , Marcos 6:45–56 , João 6:16–24), mas Mateus acrescenta uma troca entre Pedro e Jesus:

“'Senhor, se é você', respondeu Pedro, 'diga-me para ir até você na água'.

"Venha", disse ele.

Então Pedro desceu do barco, andou sobre as águas e foi em direção a Jesus. Mas quando viu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'

Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. 'Você de pouca fé', disse ele, 'por que você duvidou?'

E quando eles subiram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: 'Verdadeiramente tu és o Filho de Deus.'” — Mateus 14:28–33

As reações ousadas de Pedro muitas vezes o colocam em apuros, mas neste caso, permitiu que ele participasse de um milagre que os outros discípulos apenas testemunharam.

- Pedro declara que Jesus é o Messias (Mateus 16:13–20)

Pedro não foi realmente o primeiro discípulo a reconhecer Jesus como o Messias. O Evangelho de João realmente registra que o irmão de Pedro, André, lhe disse isso antes mesmo de se tornarem discípulos (João 1:41). André estava lá quando João Batista declarou que Jesus era o Escolhido de Deus (Jo 1:34).

Mas Mateus, Marcos e Lucas registram que Pedro foi o primeiro a chamar Jesus o Messias diante de si:

“Quando Jesus chegou à região de Cesaria de Filipe, perguntou a seus discípulos: “Quem as pessoas dizem que é o Filho do Homem?”

Eles responderam: “Alguns dizem João Batista; outros dizem Elias; e ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

"Mas e você?" ele perguntou. “Quem você diz que eu sou?”

Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” — Mateus 16:13–20

Jesus responde dizendo a Pedro “sobre esta pedra edificarei a minha igreja” e que ele lhe dará “as chaves do reino”.

- Pedro nega Jesus (Lucas 22:54–62)

Antes de Jesus ser preso (como resultado da traição de Judas), ele previu que Pedro negaria conhecê-lo três vezes (Mateus 26:33-35). Após a prisão de Jesus, Pedro o seguiu à distância, tentando observar sem ser notado. Mas as pessoas o reconheceram.

“Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.

Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.

Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.

E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu.

Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.

Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.” — Lucas 22:56-62

Essa cena é frequentemente usada para destacar não apenas a transformação de Pedro, mas a validade do evangelho. Antes da ressurreição, apesar de tudo o que havia testemunhado e acreditado, Pedro se encolheu diante de um comentário de uma serva, temendo seu próprio bem-estar por estar associado a Jesus. Após a ressurreição, Pedro voluntariamente entregou sua vida por seguir Jesus.

- Jesus restabelece Pedro (João 21:15–17)

Após a ressurreição, Jesus aparece aos seus discípulos várias vezes. Uma dessas aparições só é encontrada no Evangelho de João, e Jesus fala especificamente com Pedro. Ele parece abordar a negação anterior de Peter e novamente o posiciona como líder de seu movimento.

“Quando acabaram de comer, Jesus disse a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?'

'Sim, Senhor', disse ele, 'você sabe que eu te amo.'

Jesus disse: 'Apascenta meus cordeiros.'

Novamente Jesus disse: 'Simão, filho de João, você me ama?'

Ele respondeu: 'Sim, Senhor, você sabe que eu te amo.'

Jesus disse: 'Cuide das minhas ovelhas.'

Na terceira vez, ele lhe disse: 'Simão, filho de João, você me ama?'

Pedro ficou magoado porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: 'Você me ama?' Ele disse,

'Senhor, tu sabes todas as coisas; Você sabe que eu amo você.'

Jesus disse: 'Apascenta minhas ovelhas'.” — João 21:15–17

Muitas vezes se supõe que Jesus pergunta a Pedro “Você me ama” três vezes para contrariar as três negações, mas nada nos diz explicitamente por que Jesus faz essa pergunta três vezes.

Alguns acham significativo que Jesus e Pedro usem palavras gregas diferentes para amor. Nas duas primeiras vezes, Jesus pede amor ágape a Pedro e Pedro responde com amor phileo. Na terceira vez, Jesus pede amor phileo. Embora se acredite comumente que essas palavras para amor eram vistas como hierárquicas, com ágape sendo amor incondicional e phileo sendo “amor fraterno”, outros argumentam que essas palavras são usadas de forma intercambiável em todo o Evangelho de João e que não é significativo.

Independentemente disso, Jesus pede especificamente a Pedro que “apascente suas ovelhas”, dando-lhe a responsabilidade de pastorear seus seguidores. Jesus perdoou formalmente Pedro e o restaurou à sua posição.

- Pedro se dirige à multidão no Pentecostes (Atos 2:14-41)

Depois que os discípulos receberam o Espírito Santo, Pedro pregou um sermão aos judeus, explicando como a história e as Escrituras apontavam para Jesus.

“Quando as pessoas ouviram isso, ficaram comovidas e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: 'Irmãos, o que devemos fazer?'

Pedro respondeu: 'Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados. E você receberá o dom do Espírito Santo. A promessa é para você e seus filhos e para todos os que estão longe — para todos os que o Senhor nosso Deus chamar.'

Com muitas outras palavras, ele os advertiu; e ele implorou a eles: 'Salvem-se desta geração corrupta.' Os que aceitaram sua mensagem foram batizados, e cerca de três mil foram acrescentados ao seu número naquele dia.” — Atos 2:37–41

No Pentecostes, Pedro demonstrou ser um “pilar da igreja”, construindo sobre o movimento que Jesus começou e convertendo milhares de judeus em seguidores de Cristo.

Embora Pedro mais tarde reconhecesse que o evangelho era para judeus e gentios, a maior parte de seu ministério foi gasto alcançando comunidades judaicas, e é por isso que Paulo diria mais tarde: “eles reconheceram que eu havia sido encarregado da tarefa de pregar o evangelho a os incircuncisos, como Pedro o fora para os circuncidados” (Gálatas 2:7).

Pedro escreveu parte da Bíblia

Duas epístolas na Bíblia levam o nome de Pedro. Ambos afirmam ter sido escritos por ele (1 Pedro 1:1, 2 Pedro 1:1). A tradição afirma que Pedro é o autor desses livros.

Mas antes de conhecer Jesus, Pedro era apenas um pescador, presumivelmente sem educação formal. Então ele escreveu essas cartas?

Pedro realmente escreveu 1 Pedro?

Embora 1 Pedro afirme ter sido escrito por Pedro, seu estilo e linguagem sugerem que o autor teve uma educação formal grega.

Atos 4 nos diz especificamente que Pedro não teve tal educação, o que tornou sua ousadia como professor ainda mais impressionante:

“Quando viram a coragem de Pedro e João e perceberam que eram homens comuns e sem instrução, ficaram surpresos e perceberam que esses homens haviam estado com Jesus.” — Atos 4:13

É possível que Pedro tenha dito o que queria comunicar nesta carta, e que alguém o tenha ajudado a escrevê-la, e então ele a assinou. Nas considerações finais, o autor indica claramente que um homem chamado Silas ajudou a escrever a carta:

“Com a ajuda de Silas, a quem considero um irmão fiel, escrevi-vos brevemente, encorajando-vos e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus.” — 1 Pedro 5:12

Ditar cartas não era incomum, e não seria nada surpreendente se um líder mal-educado solicitasse a ajuda de alguém que tivesse educação formal.

Ele escreveu 2 Pedro?

Pedro teria que escrever esta carta antes de 68 dC – quando a maioria dos estudiosos acredita que ele morreu. Em 2 Pedro 1 , o autor se refere claramente à sua morte iminente, o que se encaixaria com Pedro:

“Acho certo refrescar sua memória enquanto eu viver na tenda deste corpo, porque sei que em breve o deixarei de lado, como nosso Senhor Jesus Cristo me deixou claro”. — 2 Pedro 1:13-14

Diz que Pedro escreveu. Está na Bíblia. Para a maioria dos cristãos, isso resolve.

No entanto, tanto os escritores cristãos primitivos quanto os estudiosos modernos tiveram dificuldade em acreditar que Pedro escreveu (ou ditou) 2 Pedro. Os líderes da Igreja disputaram o lugar desta carta na Bíblia por mais de mil anos. No século IV, o historiador da igreja Eusébio escreveu:

Dos livros contestados que são, no entanto, conhecidos pela maioria são a Epístola chamada de Tiago, a de Judas, a segunda Epístola de Pedro, e as chamadas segunda e terceira Epístolas de João, que podem ser obra do evangelista ou de algum outro com o mesmo nome. ( O Livro de História Eclesiástica III, XXV.3)

“Livros Disputados” soa duvidoso – mas isso é só porque estamos deste lado dos cristãos pregando uma lista final de livros canônicos. Durante a época de Eusébio, os Livros Disputados eram “usados ​​abertamente por muitos na maioria das igrejas” (XXXI.6). Todos concordaram que 2 Pedro era valioso - eles simplesmente não estavam na mesma página sobre se pertencia ou não ao Novo Testamento.

Por que alguém duvidaria que Pedro o escreveu? Para começar, a escolha do estilo e da palavra é diferente de 1 Pedro. Mas isso não seria surpreendente se Pedro confiasse em diferentes escritores para ajudá-lo a compor suas cartas.

Mas, mais importante, algumas pessoas acreditam que a carta deve ter sido escrita após a morte de Pedro, por alguns motivos:

Parece que 2 Pedro 2 pode ter usado o Livro de Judas como fonte (Judas provavelmente foi escrito depois que Pedro morreu).

2 Pedro refere-se aos escritos de Paulo como Escritura (2 Pedro 3:16), o que implica não apenas que esta carta veio depois dos escritos de Paulo, mas provavelmente muito mais tarde, quando os escritos de Paulo foram amplamente distribuídos e aceitos como Escritura.

No entanto, os ensinamentos de 2 Pedro têm sido valorizados pela igreja desde que a carta existe. E quando as igrejas católica e protestante finalmente oficializaram seus cânones, ambas consideraram 2 Pedro valioso o suficiente para fazer o grau.

Um apóstolo ousado

Nos evangelhos, a ousadia de Pedro mostra que Deus usa até as pessoas mais desajeitadas para avançar seu reino. Ele era um dos companheiros mais confiáveis ​​de Jesus e, como resultado do que testemunhou, Pedro, um pescador sem instrução, tornou-se um dos líderes mais importantes que a igreja já conheceu. Ele também desempenhou um papel fundamental em levar o evangelho para além da comunidade judaica, mesmo não sendo o apóstolo oficial dos gentios.

Esse homem teve medo de ser associado a Jesus - mesmo que apenas aos olhos de uma serva - acabou disposto a literalmente tomar sua cruz e entregar sua vida por Cristo. E embora seus ensinamentos provavelmente tenham permeado a igreja ao longo dos séculos, tornando-os difíceis de rastrear, sua vida ainda nos oferece um modelo claro do que significa ser totalmente dedicado a Cristo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições