A Igreja Batista Johnson Ferry batizou 48 alunos do ensino fundamental e médio em 11 de dezembro, como resultado de discipulado, disse o pastor sênior Clay Smith em entrevista à Baptist Press.
"É mais capturado do que ensinado", declarou Smith. “O domingo foi fruto de uma cultura mais ampla de fazer discípulos, sobre a qual nos preocupamos nos últimos dois anos, particularmente em nosso ministério estudantil. Foi uma celebração maravilhosa onde vemos Deus fazendo coisas realmente especiais.”
“Tivemos outros grandes dias de batismo com pessoas de todas as idades antes em nossa história, mas até onde sabemos, esse foi de longe o maior dia de batismo de alunos que já vimos aqui”, revelou o pastor.
Encorajamento ao evangelismo
Na Igreja Johnson Ferry a formação de discípulos é praticada por todos os líderes e encorajada entre os membros de todas as idades, disse Smith, destacando o trabalho de toda a equipe do ministério estudantil liderada por Logan Grantham, pastor associado de estudantes.
“Ele tem feito um ótimo trabalho com sua equipe, tornando o evangelismo uma prioridade e o discipulado uma prioridade”, disse Smith.
“Eles ensinam o significado do batismo para o grupo como um todo, mas se reúnem com cada aluno para discernir sua salvação e, na verdade, cada aluno escreve seu testemunho.”
Talvez metade dos batizados no domingo tenha feito profissões de fé durante o fim de semana DNOW (Disciple Now) de Johnson Ferry, de 11 a 13 de novembro, disse Smith, com outros tendo professado a fé em eventos anteriores neste ano. Os batismos foram realizados durante o culto das 11h30.
“Nós examinamos todos eles”, disse ele. “Qualquer pessoa que batizamos, primeiro queremos discernir sua compreensão do batismo e também nos permitir uma chance de discernir adequadamente a legitimidade de sua salvação da melhor maneira possível. Todos os 48 foram examinados, por falta de uma palavra melhor.”
Formando discípulos
A Johnson Ferry se apresenta aos alunos como uma família que envolve responsabilidades e oportunidades, não apenas um lugar para se visitar.
A formação de discípulos é incentivada por meio de várias iniciativas da igreja, inseridas em sermões e facilitadas por meio de ferramentas de treinamento distribuídas entre os membros.
O pastor explica que a formação de discípulos é modelada e encorajada por meio de grupos 4:19, baseados em Mateus 4:19, com alunos liderando grupos de discipulado de alunos.
“Ainda temos grandes eventos divertidos, como a maioria dos ministérios estudantis, mas colocamos muito mais ênfase em estudantes discipulados”, disse ele. “É uma estratégia que usamos em toda a igreja. Não é só para alunos.”
O próprio Smith discipulou cinco homens do último ano do ensino médio em 2023, disse ele, e contou à Baptist Press sobre um membro da Johnson Ferry de 88 anos que discipulou 12 pessoas no ano passado.
“Temos visto muito mais propriedade de nossos alunos levando o evangelismo a sério, levando a sério o discipulado”, disse ele, “e acho que em grande parte o que estamos vendo com esses batismos é o fruto de pessoas compartilhando Jesus com seus amigos."
Desafios culturais
Sobre os desafios culturais contemporâneos que os adolescentes enfrentam, Smith diz que os enxerga como uma porta para o Evangelho.
“Estamos vendo muita depressão, muita ansiedade, muita angústia nos adolescentes em geral, e acho que eles estão famintos pelo que só o Evangelho pode oferecer”, disse ele.
“Nossa declaração de missão como igreja é que existimos para ajudar as pessoas a encontrar a verdade, pertencer e propósito em Jesus. E esses três pilares são fundamentais para alcançar esta geração. Eles querem a verdade.
“Em um mundo onde é difícil saber em quem acreditar e no que acreditar”, disse Smith, “eles estão procurando por clareza, e acreditamos que essa verdade e clareza são encontradas em Jesus”.
Batismos são alvo
Johnson Ferry batizou 143 pessoas em 2021 e 110 em 2019, de acordo com o Perfil Anual da Igreja da Convenção Batista do Sul, realizando batismos em vários domingos ao longo do ano. Os cultos de batismo de crianças são realizados trimestralmente, com 20 a 30 crianças em cultos específicos.
“Eu acho que é saudável para a igreja ver batismos consistentes e ao longo do ano”, disse ele. “Normalmente, se alguém deseja ser batizado e não foi pré-determinado como um domingo de batismo, tentamos encontrar uma maneira de fazer isso acontecer.”
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições