Sobrevivência milagrosa leva evangelista a bater recorde no Guinness

Seth Wharton é o maior sobrevivente de uma substituição artificial de válvula cardíaca dupla da história.

Fonte: Guiame, com informações da AG NewsAtualizado: quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022 16:14
Seth Wharton tem tido uma vida marcada por milagres. (Foto: Guinness World Records)
Seth Wharton tem tido uma vida marcada por milagres. (Foto: Guinness World Records)

Seth Wharton, capelão da Assembleia de Deus dos EUA, se tornou o maior sobrevivente de uma substituição artificial de válvula cardíaca dupla da história e recebeu um título pelo Guinness World Records.

De acordo com o Guinness, Seth Wharton, de 44 anos, tem válvulas cardíacas há 31 anos e 238 dias, conforme verificado na cidade de LaVale, em Maryland, no dia 28 de setembro de 2021.

Nascido com defeitos cardíacos, Seth fez três cirurgias cardíacas abertas durante a infância: com 1 mês, 5 anos e 13 anos de idade. Em 1990, aos 13 anos, Seth se tornou uma das pessoas mais jovens a fazer substituições da valva dupla aórtica e mitral. 

Seth é grato por ser um recordista mundial, mas aponta para Deus como a razão de sua sobrevivência até aqui. 

Ao falar sobre sua primeira valvotomia, com 1 mês de idade, ele relembrou: “Eu soube que durante aquela primeira cirurgia de coração aberto, meu coração parou de bater algumas vezes”, disse ele à AG News.

Aos 5 anos, Seth teve que fazer outra valvotomia. A caminho do hospital no Alabama — uma longa viagem de Maryland — a família parou para visitar o pastor Kenneth Owen e sua igreja na Carolina do Sul, para participar do culto de domingo.

Depois de receber uma oração, Seth foi batizado no Espírito Santo com evidência de falar em línguas.

“Era como se Deus estivesse mostrando que estava conosco”, conta Seth. “Me lembro de ter sido levado na frente da igreja para receber oração e a paz de Deus veio sobre mim”.

Depois de mais uma cirurgia bem sucedida, Seth continuou vivendo como uma criança normal. No entanto, aos 11 anos, ele sofreu uma endocardite bacteriana — uma infecção que afeta as válvulas cardíacas.

Devido a complicações, Seth passou seu aniversário de 12 anos na UTI e ficou internado por dias no hospital da Universidade de Maryland, considerado “sortudo” por ter sobrevivido. 

Pouco mais de um ano depois, Seth passou pela terceira cirurgia de coração aberto — uma substituição de válvula dupla (aórtica e mitral) por válvulas mecânicas.

Respostas de oração e chamado

Por trás da luta médica de Seth, estava a batalha travada nos joelhos por sua família. “Minha mãe (avó de Seth) era uma guerreira de oração”, diz Benay Wharton, sua mãe.

Em todas as etapas enfrentadas por seu filho, Benay escrevia uma lista especificando seus pedidos de oração. “Quando eu olho para trás, olha só! Deus respondeu isso, respondeu isso, respondeu aquilo...”, ela reflete. “Desde então, decidi anotar todos os pedidos de oração e ver o que o Senhor faria.” 

Ao todo, Seth teve três cirurgias cardíacas abertas, seis cateterismos cardíacos, cinco coágulos sanguíneos e sobreviveu a uma endocardite bacteriana subaguda.


Seth Wharton atualmente, com sua esposa e filhos. (Foto: Guinness World Records)

Seth se sentiu chamado para o ministério e, depois de se formar na faculdade, se tornou um evangelista. Por 10 anos, ele liderou uma igreja e viu de perto muitas curas e milagres na vida das pessoas.

Em 2018, Seth começou a trabalhar como capelão de cuidados paliativos no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh (UPMC), em Maryland. Ali, Seth tem tido a oportunidade de compartilhar sua fé e fazer apelos de salvação.

“Muitas vezes as pessoas não têm um pastor ou uma igreja com a qual estejam realmente conectadas, então as famílias me pedem para fazer um culto, o que é uma honra”, explica Seth. “Nos cultos, compartilho o Evangelho e, por meio disso, muitas pessoas [aceitaram Jesus].”

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições