Convenção Batista do Sul se manifesta sobre denúncias de abuso sexual de pastores filiados

Crimes deixaram mais de 700 vítimas e envolvem 220 indivíduos condenados ou declarados culpados pelos abusos.

Fonte: Guiame, com informações do The Chronicle e BP NewsAtualizado: terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 às 12:18
Fachada da sede da Convenção Batista do Sul. (Foto: Reprodução/BP News)
Fachada da sede da Convenção Batista do Sul. (Foto: Reprodução/BP News)

Um jornal de Houston, nos Estados Unidos, denunciou centenas de casos de abuso sexual de pastores filiados às igrejas batistas do sul. De acordo com a reportagem, os crimes deixaram mais de 700 vítimas em 20 anos. O The Chronicle divulgou um banco de dados de 220 indivíduos que foram condenados ou declarados culpados de crimes de abuso sexual.

O presidente da Convenção Batista do Sul, J.D. Greear, expressou sua opinião publicamente por meio do Twitter e disse estar “quebrado o que foi revelado”.

"Os abusos descritos neste artigo do Houston Chronicle são pura maldade [contra as vítimas]”, declarou Greear.

De acordo com a matéria do The Chronicle, publicada no domingo (10), os casos de abuso foram praticados por ministros, pastores de jovens, professores da Escola Dominical, diáconos e voluntários da igreja.

O jornal disse que sua investigação revelou aproximadamente 380 casos desde 1998 – incluindo mais de 250 desde 2008 – de “aqueles que foram condenados, acusados ​​com credibilidade e processados ​​com sucesso, e aqueles que confessaram ou renunciaram”.

J.D.Greear, Presidente da Convenção Baptista do Sul em entrevista coletiva no Centro de Convenções Kay Bailey Hutchison em Dallas, Texas. (Foto: Christian Post)

Consequências

Uma das vítimas morreu de overdose de drogas 14 anos depois de ter sido molestada em 1994, informou o jornal, citando registros de tribunais civis e criminais. A garota de 14 anos cortou seus pulsos após o incidente de 1994. Sua mãe culpa a morte da filha pelo trauma que sofreu, afirmou a reportagem.

“Eu me uno a inúmeros outros que estão atualmente ‘chorando com aqueles que choram’”, afirmou o presidente Greear, expressando determinação em mobilizar a CBS em “deter predadores em nosso meio”.

Ele afirma que “as vozes neste artigo devem ser ouvidas como um aviso enviado por Deus, chamando a igreja a se arrepender. Como cristãos, somos chamados a expor tudo que é pecaminoso à luz. Os sobreviventes neste artigo fizeram isso - a um custo pessoal que poucos de nós podem imaginar”.

O presidente da Convenção disse também que “não há ambiguidade sobre a responsabilidade da igreja em proteger os maltratados e ser um lugar seguro para os vulneráveis. A segurança das vítimas é mais importante do que a reputação dos Batistas do Sul”.

Manifestações da cúpula batista

August Boto, presidente interino do Comitê Executivo da CBS, disse em entrevista ao The Chronicle que o jornal “não é o adversário da Convenção Batista do Sul”.

“Vocês estão nos ajudando [fazendo] brilhar a luz do dia sobre o crime”, disse Boto.

Russell Moore, presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da SBC, escreveu de maneira semelhante em um comentário após a publicação do relatório: “Nenhuma igreja deve se frustrar com as reportagens da Houston Chronicle, mas agradecer a Deus por isso. O Tribunal de Cristo será muito menos reticente do que uma série de jornais para descobrir o que nunca deveria ter sido escondido”.

Moore referiu-se ao Estudo Presidencial sobre Abuso Sexual iniciado por Greear no ano passado, que é responsável por investigar todas as opções e rever o que outras denominações e grupos fizeram para acompanhar os abusos, enquanto ouvem policiais, especialistas em psicologia e psiquiatria, vítimas e muitos outros.

O presidente Greear ainda disse: “Como uma denominação, agora é um tempo para lamentar e se arrepender. Mudanças estão chegando. Elas devem. Não podemos apenas prometer ‘fazer melhor’ e esperar que seja o suficiente. Mas hoje, a mudança começa com o peso total do problema... É hora de uma mudança generalizada, Deus exige isso e os sobreviventes o merecem”.

Greear diz ainda que “Nós - líderes da SBC - deveríamos ter escutado as advertências daqueles que tentaram chamar a atenção para isso. Estou comprometido em fazer todo o possível para garantir que nunca mais cometamos esses erros ... Temos de admitir que nossas falhas, como igrejas, colocam esses sobreviventes em uma posição onde eles foram forçados a ficar sozinhos e falar, quando deveríamos estar lutando por eles. Sua coragem é exemplar e profética. Mas eu lamento que a coragem deles tenha sido necessária”.

Ele continuou dizendo que “a doutrina Batista da autonomia da igreja nunca deveria ser uma cobertura religiosa para a passividade em relação ao abuso. A autonomia da igreja é sobre libertar a igreja para fazer a coisa certa - obedecer a Cristo - em todas as situações. É um hediondo erro aplicar autonomia de uma forma que permita o abuso”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições