Flórida sanciona lei que limita ensino sobre orientação sexual nas escolas

O projeto de lei HB 1557 da Flórida foi aprovado no início de março pela Câmara de Representantes e pelo Senado do Estado norte-americano.

Fonte: Guiame, com informações do Poder 360 e FLSenateAtualizado: terça-feira, 29 de março de 2022 às 13:04
Ron DeSantis mostra projeto sancionado: ‘Lei oferece proteção aos pais, garantindo a transparência curricular nas escolas’. (Foto: Twitter Ron DeSantis)
Ron DeSantis mostra projeto sancionado: ‘Lei oferece proteção aos pais, garantindo a transparência curricular nas escolas’. (Foto: Twitter Ron DeSantis)

O projeto de lei "Direitos dos Pais na Educação", assinado pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, limita o ensino sobre orientação sexual ou identidade de gênero por professores em salas de aula.

A proposta, apelidada por ativistas do movimento LGBTQI+ como “Don’t Say Gay” (em português, “não diga gay”), foi assinado na sexta-feira (25).

O texto propõe que o ensino sobre orientação sexual e identidade de gênero seja limitado nas escolas e autoriza que pais processem instituições que dedicam tempo de ensino a esses tópicos.

O projeto de lei HB 1557 prevê que o Estado, suas subdivisões políticas, qualquer outra entidade governamental ou outra instituição não podem infringir os direitos fundamentais de um pai para dirigir a educação, cuidados de saúde e saúde mental de um filho menor.

Sobre a Educação, especificamente, diz que "Um distrito escolar não pode incentivar a discussão em sala de aula sobre orientação sexual ou identidade de gênero nos níveis primários".

O projeto de lei enumera uma lista de direitos que um pai possui para dirigir a educação de seu filho e ser informado sobre os programas educacionais da criança.

Ele também exige que um distrito escolar promova o envolvimento dos pais no sistema escolar público, fornecendo acesso aos estudos e materiais de instrução da criança, ao mesmo tempo em que reconhece o direito dos pais de retirar a criança de partes censuráveis ​​do currículo escolar.

‘Proteção às crianças’

O governador da Flórida, que é do Partido Republicano, referiu-se à lei como “proteção às crianças”.

DeSantis afirmou em seu prefil do Twitter: "O projeto de lei que assinei hoje oferece proteção aos pais, garantindo a transparência curricular nas escolas. Na Flórida, estamos capacitando os pais."

Durante uma coletiva de imprensa antes da assinatura da lei, DeSantis disse que ensinar crianças em fase pré-escolar que "elas podem ser o que quiserem" era "inadequado" para a idade.

COnsiderado polêmico, o projeto recebeu críticas e aprovações, muitas delas manifestadas no perfil do Twitter do governador DeSantis, que recebeu, até o momento, mais de cinco mil respostas e 36 mil curtidas.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições