ONU diz que temperatura global deve subir a níveis recordes nos próximos 5 anos

Pastores lembram que o aquecimento global é um sinal para o tempo do fim e não para o “fim do mundo” como muitos sugerem.

Fonte: Guiame, com informações do g1Atualizado: quarta-feira, 17 de maio de 2023 às 16:20
ONU alerta para altos níveis de aquecimento global nos próximos 5 anos. (Foto representativa: Piqsels)
ONU alerta para altos níveis de aquecimento global nos próximos 5 anos. (Foto representativa: Piqsels)

De acordo com a Organização Mundial Meteorológica (OMM), as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases que causam o efeito estufa e também por conta do fenômeno El Niño.

As informações foram publicadas nesta quarta-feira (17) e o novo estudo diz que há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar o limite de 1,5°C entre 2023 e 2027, conforme o G1. 

A previsão é que um dos próximos 5 anos seja o mais quente desde o início dos registros. “Provavelmente, não será este ano. Talvez seja no próximo ano ou no ano seguinte”, disse o principal autor do relatório, Leon Hermanson, cientista climático do Met Office do Reino Unido.

‘Chance de 98% de quebrar o recorde’

Conforme o relatório, a chance de quebrar o recorde anual de temperatura global de 2016 até 2027 é de 98%. 

Aliado a isso, os padrões de precipitação previstos para maio a setembro de 2023 até 2027, se comparados ao período 1991-2020, sugerem um aumento de chuvas no Sahel, no norte da Europa, no Alasca e no norte da Sibéria. E uma redução da estação de chuva para a Amazônia e partes da Austrália.

No último mês de março, o painel — reconhecido mundialmente como a fonte mais confiável de informações sobre as mudanças do clima — afirmou em seu relatório síntese que “ações urgentes contra mudanças climáticas ainda podem garantir um futuro habitável na Terra”.

‘Código vermelho para a humanidade’

De acordo com os especialistas climáticos, em relatório divulgado em 2021, o clima da Terra está ficando tão quente que as temperaturas em cerca de uma década, provavelmente, vão ultrapassar um nível de aquecimento que os líderes mundiais têm procurado prevenir.

Sob o título “Código Vermelho para a Humanidade”, o relatório com mais de 3 mil páginas, de 234 cientistas, já alertava para perigos como “aumento do nível do mar, encolhendo o gelo e agravando extremos, como ondas de calor, secas, inundações e tempestades”. 

Disseram também que os ciclones tropicais ficariam mais fortes e úmidos, enquanto o gelo marinho do Ártico diminuiria a cada verão. Ou seja, os relatórios sempre garantem que a situação só vai piorar. 

O aquecimento global aponta para o fim dos tempos?

Um texto bíblico muito relacionado ao aquecimento global, como uma profecia para o fim do mundo está em 2 Pedro 3.7: “Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.” 

Muitos utilizam esse texto para afirmar que o planeta terra será destruído por meio do fogo, já que Deus prometeu jamais “ceifar nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio para destruir a terra”, conforme o texto de Gênesis 9.11-13. Como garantia, Deus deixou o arco-íris como sinal da aliança Dele com a humanidade e com a terra.

Mas, para o pastor Antônio Júnior, entrevistado pelo Guiame, o texto de 2 Pedro está muito mais relacionado aos acontecimentos da Grande Tribulação do que com o “fim do mundo”, além disso, ele lembrou que haverá um tempo chamado “milênio” quando todas as coisas serão “restauradas”.

“Se o mundo acabar, como poderemos falar em restauração? Diante disso, não acredito que o aquecimento global nos levará para o fim do planeta terra, e sim para tempos extremamente difíceis”, observou. 

‘É o fim dos tempos, não o fim do mundo’

Dentro de um contexto “teológico-ecológico”, o pastor e teólogo Luiz Sayão, que também foi entrevistado pelo Guiame na ocasião, lembrou que Deus criou o ser humano no jardim, em harmonia com toda a criação e toda a natureza. 

“E quando o Novo Testamento fala sobre o fim dos tempos, dá realmente uma ideia de cataclismas, não só nos discursos de Jesus, mas também no texto de 2 Pedro, que menciona o contexto de destruição”, disse. 

O pastor, porém, esclarece que a ideia não está relacionada ao fim de todas as coisas e sim à renovação da Criação, para que venham os novos céus e nova terra. 

“Vale a pena observar esse conceito sobre ‘a terra e tudo o que nela há, será desnudada’ [2 Pedro 3.10]. Isso nos remeterá a um futuro perfil de renovação, após os cataclismas do fim dos tempos”, reforçou.

Conclui-se, portanto, conforme os teólogos, que é mais provável que o aquecimento global seja um sinal para o tempo do fim e não para o “fim do mundo” como muitos sugerem.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições