Pela primeira vez, brasileiro é eleito como presidente mundial da Igreja Adventista

Erton C. Köhler foi eleito durante a 62ª Sessão da Associação Geral, nos Estados Unidos, na última sexta-feira (4).

Fonte: Guiame, com informações de Notícias AdventistasAtualizado: segunda-feira, 7 de julho de 2025 às 18:48
Erton C. Köhler foi eleito durante a 62ª Sessão da Associação Geral nos EUA. (Foto: Tor Tjeransen).
Erton C. Köhler foi eleito durante a 62ª Sessão da Associação Geral nos EUA. (Foto: Tor Tjeransen).

Um pastor brasileiro foi eleito, pela primeira vez, como presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, durante a 62ª Sessão da Associação Geral, nos Estados Unidos, na última sexta-feira (4).

Erton C. Köhler se tornou o líder espiritual e administrativo da denominação, presente em mais de 200 países e com mais de 23 milhões de membros.

A nomeação do pastor brasileiro foi apresentada pela Comissão de Nomeações, composta por delegados de todos os campos da igreja de diversas partes do mundo. 

Logo depois, a recomendação da comissão foi apresentada aos delegados presentes, que votaram pela confirmação de Köhler.

Erton atuava como secretário da Associação Geral da Igreja Adventista desde 2021, onde liderou projetos missionários.

Nascido no sul do Brasil, Erton Köhler cresceu com o desejo de seguir os passos de seu pai, que atuava como pastor adventista. 

Concluiu sua graduação em Teologia no Instituto Adventista de Ensino (hoje UNASP) em 1989, e se formou na mesma instituição, em 2008, com mestrado em Teologia Pastoral. Atualmente, cursa o Doutorado em Ministério na Universidade Andrews.

Entre 1990 e 1994, Köhler atuou como pastor distrital em São Paulo. Em 1995, foi eleito diretor de Jovens da Associação Rio Grande do Sul e, em 1998, assumiu a mesma função na União Nordeste Brasileira. 

Em julho de 2002, retornou à Associação Rio Grande do Sul como secretário. No ano seguinte, foi eleito diretor de Jovens da Divisão Sul-Americana (DSA), abrangendo oito países. Após quatro anos como diretor, se tornou presidente da DSA em 2007.

Köhler é casado com Adriene Marques, que é enfermeira, e o casal tem dois filhos. Juntos, têm atuado ativamente no ministério, apoiando e servindo lado a lado em visitas a membros ao redor do mundo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições