‘Fomos criados por um propósito’, diz astronauta da NASA que encontrou Jesus

Doutor em ministério pelo ‘The Master's Seminary’, o ex-astronauta Jeff Williams frequenta a Igreja Bíblica Palavra da Graça, junto com sua família.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 23 de março de 2023 às 14:41
O astronauta da NASA, coronel Jeff Williams. (Foto: Reprodução/Christian Post/NASA)
O astronauta da NASA, coronel Jeff Williams. (Foto: Reprodução/Christian Post/NASA)

Desde jovem, Jeff Williams desenvolveu fascínio pela ciência, enquanto crescia em Winter, Wisconsin, e devorava ansiosamente livros sobre o assunto.

Impulsionado por um professor que o incentivou, Williams seguiu sua paixão, sem saber que isso o levaria a uma notável carreira nas forças armadas e o tornaria um astronauta da NASA que quebraria recordes ao passar 534 dias no espaço.

Em entrevista ao The Christian Post, Williams, que está com 65 anos, revelou como seu amor pela ciência e sua fé em Jesus se cruzam.

Apesar de não ter frequentado a igreja durante sua infância, ele descreveu detalhadamente como ele e sua esposa aceitaram a Cristo durante um período turbulento em seu casamento.

Williams disse que "sempre foi muito bom na escola" e gostava especialmente de estudar "matemática, ciências e engenharia".

"E, eventualmente, [essas foram] áreas nas quais decidi que queria estudar e crescer, e foi isso que acabou acontecendo quando cheguei à Academia Militar [dos EUA]", compartilhou Williams.

"Eu ia bem na escola. Era uma escola muito pequena. Havia apenas 34 pessoas na minha turma de formandos, mas me formei no ensino médio, fui o orador da turma e presidente do conselho estudantil."

Sem igreja

Durante oitava série, Williams examinou a natureza da fé em Deus. Embora sua família se identificasse como cristã, eles nunca frequentavam a igreja.

“Sozinho, participei de uma aula de confirmação com um pastor luterano local. Naquela fase da minha vida, eu tinha muitas perguntas sobre fé e a Bíblia. E lembro que foi um ano muito profundo para mim", disse.

"Participar da classe de confirmação foi algo que fiz por conta própria. Não foi no contexto da minha família. E após a aula, minha fé meio que parou quando entrei no ensino médio. Então, sempre tive muito pouca participação em uma igreja, ainda naquele ano fiz o curso de crisma."

Em busca da fé

Em 1980, Williams se formou na Academia Militar dos EUA e se casou com Anna-Marie, seis meses depois. Ela havia sido criada como católica não praticante. Segundo Williams, eles não se envolveram ativamente em sua fé até cerca de sete anos depois, quando enfrentaram "algumas dificuldades bastante significativas" em seu casamento.

Durante esse tempo, Williams disse: "Deus colocou os cristãos ao nosso redor". Devido à carreira militar, o casal se mudou para o Texas, onde sua esposa veio "à fé depois de ouvir o Evangelho".

"E então, passei os próximos meses tentando entender o que aconteceu com ela estudando as Escrituras. Estudei o Evangelho de João e a carta aos Romanos, principalmente", disse Williams.

Vida para Jesus

Após sua mudança para o Texas, Williams foi enviado ao Alabama, onde continuou a ler a Bíblia para entender melhor a fé recém-descoberta de sua esposa. 

"Um dia, pedi a ela que viesse ao Alabama para um longo fim de semana em janeiro de 1988. E pedi a ela que me ajudasse a orar para entregar minha vida a Cristo naquele fim de semana", detalhou Williams.

"E foi aí que começamos a reconstruir nosso casamento e como criamos nossos filhos e como abordamos a vida como um todo."

Depois disso, Williams e sua família começaram a frequentar a igreja juntos sempre que ele estava em casa.

"Cristo virou completamente minha vida de cabeça para baixo", ele contou.

“Ao invés de viver para mim e sem um propósito maior, agora eu tinha um propósito para mim e minha família”, disse Williams. 

"Tomei consciência, por meio de uma crescente consciência e compreensão do chamado na vida, de que fomos criados para um propósito, e esse propósito é servir a Deus e ao próximo. Portanto, essa foi uma mudança profunda em minha abordagem da vida."

Carreira de astronauta

Após se formar na classe 103 da US Naval Test Pilot School em 1993, Williams foi selecionado como astronauta em 1996.

Nessa ocasião, ele já tinha uma crença firmemente estabelecida em Jesus e acreditava que a ciência e o cristianismo não estavam em conflito.

"Na época em que fui selecionado para ser astronauta, sabia que muitas perguntas surgiriam", disse Williams. “Portanto, gastei muito tempo e esforço estudando o material para abordar essas questões e, por exemplo, o aparente conflito entre a teoria da evolução e todas as filosofias associadas”.

"Desde o início dos anos 90, venho estudando essa área por causa das perguntas que sabia que receberia, das perguntas que continuo recebendo e dos pedidos que recebo para falar sobre o assunto."

Vida de astronauta

Em 2016, Williams estabeleceu o recorde de maior número de dias passados no espaço, que posteriormente foi quebrado por Peggy Whitson.

Ao longo de sua carreira, ele atuou como comandante da Expedição 47/48 em 2016, engenheiro de voo e líder de caminhada espacial da STS-101 em 2000, engenheiro de voo da Expedição 13 em 2005, engenheiro de voo da Expedição 21 em 2009 e comandante da Expedição 22 em 2009.

Após retornar da Expedição 21 em 2010, Williams publicou seu livro intitulado "The Work of His Hands: A View of God's Creation from Space". A obra relata suas observações durante as mais de 2.800 órbitas ao redor da Terra e o fato de ter tirado mais fotos do planeta do que qualquer outro astronauta na história. De acordo com a descrição do livro, cada cena descrita contém lições sobre a criação de Deus.

Ciência e cristianismo

Williams disse que a ideia frequentemente promovida de que "a ciência é a razão pela qual progredimos", enquanto "a Bíblia nos traz de volta e nos faz regredir" é falsa.

"Mesmo o termo da chamada 'idade das trevas', que de fato não foi tão sombria, é um termo depreciativo que apoia a tese de que 'a religião, em geral, o cristianismo especificamente, é regressiva. Quer nos levar a Ele quer nos atrair de volta'", disse Williams. "Então esse é o maior desafio."

De acordo com Williams, deixar de se envolver com a Bíblia e entender como a ciência e o cristianismo podem coexistir representa um risco significativo.

"Eu considero a autoridade final a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é verdadeira. É a Palavra de Deus, o Criador de todas as coisas, e Aquele que sabemos ser nosso Redentor. Portanto, trata-se de autoridade", Williams disse. 

"Eu apenas tenho que fazer o trabalho para entendê-la, extrair a verdade dela e aplicá-la ao mundo ao nosso redor. Se você não considera a Bíblia como autoridade, então você a substituirá por outra coisa."

Williams e sua esposa têm dois filhos adultos e quatro netos. Eles residem em Battle Ground, Washington, onde servem na Igreja Bíblica Palavra da Graça. Além de seus diplomas em engenharia aeronáutica e segurança nacional, Williams é doutor em ministério pelo The Master's Seminary.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições