Aécio Neves compara desempenho a 'onda'

Fonte: Globo.comAtualizado: terça-feira, 26 de agosto de 2014 às 13:18

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, comparou a política e as eleições ao mar, quando questionado em entrevista a uma rádio do Rio de Janeiro sobre o desempenho de Marina Silva (PSB) na disputa eleitoral. Na resposta, Aécio disse que "ondas vêm".

O candidato falou para a rádio da Saara, maior centro de comércio de rua do Rio. Na última pesquisa do instituto Datafolha, divulgada há uma semana, Marina tem 21% das intenções de voto e Aécio tem 20%. A presidente Dilma Rousseff aparece com 36%*.

Aécio disse ainda que o acidente de Eduardo Campos alterou o cenário eleitoral, "pelo menos" de forma momentânea.
"É claro que houve uma reviravolta no quadro eleitoral, pelo menos circunstancialmente. Infelizmente, todos nós estamos abalados com a morte trágica de Eduardo. Isso trouxe uma modificação pelo menos momentânea no quadro eleitoral. Política e eleições funcionam muitas vezes como este mar maravilhoso. As ondas vêm", disse o candidato.
Para exemplificar seu raciocínio sobre as ondas na política, Aécio citou o fato de que, segundo ele, no início do ano os aliados do governo davam como certa a eleição de Dilma ainda no primeiro turno.
"Lembro que no início do ano ninguém do governo achava que ia ter segundo turno. A eleição estava ganha para a presidente. Depois surgiu o fenômeno com a candidatura nova de Eduardo, que seria avassaladora, o que acabou não acontecendo. Veio o episódio Marina agora", concluiu.

Propagandas do PT
O candidato ainda ironizou as propagandas do PT no horário eleitoral. Segundo ele, as peças não mostram o "Brasil real".
Aécio disse que, em viagem ao Nordeste, ouviu dos nordestinos que o "sonho de consumo" deles é morar em uma propaganda do PT, já que mostram um Brasil sem problemas, na opinião do candidato tucano.

"Eu estou chegando do Nordeste. O que mais ouvi lá é que o sonho de consumo do nordestino e, digo eu, de todos os brasileiros, não é só saúde, educação, emprego, o que os nordestinos me diziam que querem é morar na propaganda do PT. Porque na propaganda do PT a saúde é extraordinária, não tem fila nos hospitais, ninguém morre nas macas. Na educação está todo mundo uniformizado e feliz, está todo mundo empregado. As obras são lindas. Infelizmente, esse não é o Brasil real", disse o candidato.

Reforma tributária
O candidato caminhou pelas ruas da Saara e cumprimentou lojistas antes da entrevista. Segundo Aécio, uma de suas propostas para incentivar a retomada do crescimento da economia nacional é uma reforma tributária que beneficie o micro e o médio empreendedor.

"A origem do Simples e do Super Simples está no governo do PSDB e nós queremos cada vez mais diminuir a burocracia. Uma das primeiras propostas que encaminharei ao Congresso Nacional é a simplificação do nosso sistema tributário para dar mais competitividade ao pequeno e médio empresário, que hoje são os que mais empregam", garantiu Aécio.

* A pesquisa Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00386/2014. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O instituto ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições