MENU

Mundo

Austrália enviará forças especiais ao Iraque e vai bombardear jihadistas

País pretende mobilizar 600 militares para a coalizão liderada pelos EUA. Oito aviões Super Hornet podem participar de ataques aéreos.

Fonte: Globo.comAtualizado: sexta-feira, 3 de outubro de 2014 às 11:45

O governo australiano autorizou nesta sexta-feira o envio de forças especiais, assim como ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, anunciou o primeiro-ministro Tony Abbott.
"No dia de hoje, o gabinete autorizou ataques aéreos da Austrália no Iraque a pedido do governo iraquiano", disse Abbott.

O gabinete também 'autorizou o envio de forças especiais ao Iraque para assessorar e ajudar as forças iraquianas'.

Quase 200 soldados australianos viajaram em setembro aos Emirados Árabes Unidos, que serve de plataforma para as operações militares contra o grupo extremista.

A Austrália pretende mobilizar 600 militares para a coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Para os ataques aéreos foram autorizadas a participação de até oito aviões Super Hornet, e seis deles já estão nos Emirados Árabes Unidos, informou o comandante do exército australiano, Mark Binskin.

Abbott destacou que a Austrália tem o "interesse nacional" de participar na coalizão para "quebrar e enfraquecer" o Estado Islâmico "em casa e no exterior".

O primeiro-ministro não informou se o país também pretende participar nos ataques na Síria contra os jihadistas. Também se negou a falar sobre o tempo de envolvimento do país nas operações no Iraque.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições