MENU

Mundo

Escócia: Antes de votação, estudo diz que 'Não' lidera

Segundo estudo, maioria quer permanência do país ao Reino Unido. Referendo desta quinta-feira (18) vai definir o futuro da Escócia.

Fonte: Globo.comAtualizado: quinta-feira, 18 de setembro de 2014 às 17:06
Campanha ‘sim’ e ‘não’ na frente de um colégio eleitoral em Edimburgo.
Campanha ‘sim’ e ‘não’ na frente de um colégio eleitoral em Edimburgo.

Uma pesquisa da empresa YouGov, encomendada pelos jornais 'The Sun' e 'The Times', outorga ao 'não' à independência daEscócia uma vantagem de quatro pontos, com 52% dos votos contrários à cisão contra 48% favoráveis.

O estudo foi efetuado segunda-feira (15) e quarta-feira (17), véspera do referendo desta quinta-feira (18), entre 3.237 pessoas que já tinham participado de outra pesquisa idêntica nos últimos dias 12 de agosto e 10 de setembro, o que a transforma em uma das enquetes mais precisas, segundo o YouGov.

De acordo com esta análise, se só votassem homens, a independência ganharia com um claro 54% frente a 46% de 'nãos', enquanto o voto feminino daria uma vitória ao 'não' com 57% de sufrágios frente a 43%.

Segundo o 'The Sun', embora as enquetes não mostrem um claro ganhador, algumas casas de apostas já começaram a pagar a clientes que puseram dinheiro em uma vitória do 'não' à independência da Escócia do Reino Unido.

No entanto, se o entusiasmo fosse um fator na hora de desiquilibrar a balança, a independência estaria assegurada pois a pesquisa indica que 47% dos partidários do 'sim' levantaram um cartaz ou colaram um adesivo para demonstrar sua posição, contra 20% no lado contrário que fez o mesmo, segundo a pesquisa.

Os colégios eleitorais da Escócia abriram suas portas às 6h locais desta quinta-feira (3h de Brasília) para o histórico referendo sobre a independência dessa nação.

Quase 4,3 milhões de escoceses maiores de 16 anos terão que decidir nas urnas se acham que a Escócia deveria ser um país independente do Reino Unido. Para isso, estes eleitores poderão depositar sua cédula nos colégios eleitorais até as 21h locais (18h de Brasília). 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições