MENU

Saúde

Os derrames silenciosos; fique atento

Os derrames silenciosos; cuidado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

Os acidentes vasculares cerebrais são muito mais comuns do que o imaginado e aos poucos sem você perceber eles podem acabar com a sua saúde mental.

Um levantamento apontou que um quarto das pessoas saudáveis acima de 70 anos apresenta, sem se dar conta, danos propiciados por derrames silenciosos.

O neurocirurgião Fernando Campos Gomes Pinto, do Hospital das Clínicas de São Paulo explica que "são entupimentos de pequenas artérias que, a princípio, não causam sintomas nem afetam um grande território da massa cinzenta". E alerta que "no entanto, a somatória desses eventos pode gerar sequelas irreversíveis e levar à demência".

Leia também:

Saiba o que fazer contra o inchaço

Comer à noite contribui para a obesidade

Diminua a pressão arterial fazendo exercícios físicos

Dicas para se proteger:

- controle a pressão, o colesterol e o açúcar no sangue;

- pratique  atividade física; e

- siga uma dieta balanceada.

O AVC silencioso ocorre por conta de uma obstrução em uma pequena artéria cerebral que, consequentemente, acaba matando neurônios. 

Na somatória, o problema é que essas lesões estão por trás da demência vascular, o segundo tipo mais comum de declínio cognitivo.

 

 

Com informações de M de Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições