Evangelistas percorrem 30 países na Europa e levam mais de 1.500 jovens a Jesus

Entre janeiro e março, o grupo evangelístico "Carry the Love" percorreu mais de trinta países na Europa, compartilhando a Palavra de Deus.

Fonte: Guiame, com informações do CNEAtualizado: quarta-feira, 9 de abril de 2025 às 15:58
Jovens se entregam a Jesus durante campanha evangelística. (Foto: Instagram/circuitriders)
Jovens se entregam a Jesus durante campanha evangelística. (Foto: Instagram/circuitriders)

O grupo evangelístico Carry the Love (“Carregue o Amor”, em tradução livre), organizado pelo movimento missionário Circuit Riders, dos EUA, percorreu mais de trinta países europeus ao longo de dois meses.

O nome Circuit Riders é uma homenagem aos incontáveis ​​quilômetros de circuitos percorridos por John Wesley pela Grã-Bretanha no século XVIII.

Entre janeiro e março, a organização missionária Circuit Riders, fundada pelo americano Andy Byrd, impactou a vida de mais de 1.500 jovens, que se converteram a Jesus.

“Tive a oportunidade de participar de uma das reuniões da campanha em minha cidade natal, Mikkeli, na Finlândia. Fiquei realmente surpreso ao descobrir que mais de vinte jovens responderam ao chamado, e muitos deles não tinham qualquer formação cristã”, disse Cédric Placentino, presidente da organização “Verdade e Transformação Nórdica”, que busca reformar as nações nórdicas ao reintroduzir raízes cristãs na educação.

Placentino relatou que esse não foi um evento isolado. Após a passagem por Mikkeli, a equipe organizou outro encontro evangelístico na universidade secular de Tampere, onde mais de cem estudantes atenderam ao chamado.

Os Circuit Riders relataram experiências similares em outras nações europeias, além da Finlândia. Em diversas cidades, grandes grupos de jovens se reuniram, e muitos atenderam ao chamado para seguir Jesus.

Jovens celebram Jesus durante campanha evangelística. (Foto: Instagram/circuitriders)

“Obviamente, esses números devem ser analisados ​​com cautela, visto que as conversões feitas por meio de apelos ao altar nem sempre levaram a uma vida cristã consistente posteriormente. No entanto, o alto número de pessoas que responderam sugere que o Cristianismo está de volta. E o fato de esses entrevistados serem principalmente jovens é ainda mais notável”, celebrou.

Jovens evangelistas

Os Circuit Riders são formados por jovens evangelistas treinados na Califórnia, em um centro da JOCUM (Jovens com uma Missão).

Embora muitos integrantes das equipes sejam americanos, há também diversos europeus que financiaram seu treinamento nos EUA antes de retornarem para participar da missão evangelística pela Europa.

"Eu era mecânico de aeronaves antes de fazer isso", diz Jamil Wiklund, de 18 anos, de Södertälje, na Suécia.

"Eu não tinha planos de frequentar uma escola bíblica ou fazer uma Escola de Treinamento de Discipulado, mas quando conheci os Circuit Riders pela primeira vez, percebi que eles traziam algo que eu nunca tinha visto antes. Mesmo assim, eu não tinha planos de ir. Foi o Senhor que, de alguma forma, me direcionou a ir para a Califórnia e fazer parte da equipe."

Linus Johansson, de Borås, compartilhou um testemunho semelhante:

"Eu me tornei cristão quando tinha dez anos. Frequentei algumas escolas bíblicas desde os quatorze anos. Quando estava prestes a me formar no ensino médio, comecei a orar, pedindo a Deus direção sobre se e onde eu deveria ir para uma escola bíblica. Senti o Senhor falando comigo sobre a JOCUM, e Ele me levou a me juntar aos Circuit Riders”, revelou.

E continuou: “Antes de ir para a Califórnia, recebi uma palavra sobre romper com a cultura nórdica de autodepreciação. Acredito que esse foi especificamente o motivo pelo qual Deus me enviou para a Califórnia. Se eu tivesse permanecido na Suécia, não teria conseguido enxergar as armadilhas culturais da nossa própria sociedade."

Jovens se entregam a Jesus durante campanha evangelística. (Foto: Instagram/circuitriders)

Para Sebastian Sjöö, essa não foi sua estreia na campanha evangelística. No entanto, este ano, ele assumiu pela primeira vez a responsabilidade de liderar a equipe nórdica.

"Eu me juntei ao Carry the Love em 2023. Eu já tinha ouvido falar sobre isso muitas vezes pelos meus amigos e queria me juntar a eles. Porém, toda vez que tentava, algo surgia e atrapalhava meus planos. Contudo, em vez de reclamar, comecei a participar de pequenos eventos regulares de adoração em Estocolmo."

"Então, um dia, fui afetado pela sensação de insegurança causada pela guerra na Ucrânia, especialmente porque minha noiva é ucraniana”, contou.

“Naquela noite, fui a um dos eventos de adoração e recebi uma palavra clara do Senhor em Isaías 33:6: 'Ele será o firme fundamento dos seus tempos, uma riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro.' Naquele momento, meu coração se quebrou pela Suécia e pela Europa como um todo. Me juntei aos Circuit Riders porque vi que essas pessoas amavam Jesus e carregavam algo diferente."

Johansson disse que primeiro ele passou a seguir o grupo evangelístico, convivendo com a equipe.

"Eu sabia que era isso que eu deveria fazer. Logo depois, minha noiva também quis participar, e, finalmente, Deus a chamou também. Após alguns milagres financeiros e administrativos, enfim viajamos para a Califórnia e fomos treinados. Agora, minha noiva lidera outra equipe dos Circuit Riders, enquanto eu estou aqui nas nações nórdicas."

Influenciador principal

Não são apenas os Circuit Riders que percorrem a Europa em missões evangelísticas. O interesse crescente pelo Cristianismo entre os jovens europeus está se tornando evidente.

Cristianismo cresce entre jovens na Europa. (Foto: Instagram/circuitriders)

Relatos de interesse de jovens – particularmente homens – pelo Cristianismo têm surgido na Finlândia, Noruega e Grã-Bretanha. Uma reportagem sueca recente apontou que, segundo dados coletados no ano passado, Jesus está previsto para se tornar o maior influenciador entre os jovens suecos em 2025. Diante disso, surge a questão: o que está impulsionando esse aumento do interesse pelo Cristianismo?

Placentino responde que sob a perspectiva bíblica, a resposta é clara: é o Espírito de Deus que conduz as pessoas a Jesus. “Além disso, há anos vêm sendo feitas orações pelo avivamento na Europa. Portanto, não deveríamos nos surpreender ao testemunhar Deus respondendo a essas súplicas.”

E quanto a esses jovens? O que os teria atraído para a igreja? Segundo Placentino, é possível que a agenda "woke", frequentemente introduzida nas escolas públicas, seja um dos fatores.

Ele conta que pessoalmente ministrou palestras em algumas conferências sobre educação, e ouviu diversos relatos de professores que perceberam a reação dos jovens frente a essa forma de doutrinação.

“O tempo dirá se essas decisões de seguir a Cristo foram genuínas ou não. Ainda assim, as igrejas locais agora têm a responsabilidade de pastorear os jovens. É uma oportunidade incrível para ensinar (e talvez reaprender) a visão de mundo cristã que permeia todas as áreas da vida”, concluiu.

Neste ano, 24 equipes do Circuit Riders se espalharam pelo mundo, alcançando mais de 6.000 pessoas por meio de suas campanhas evangelísticas até o momento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições