O cristianismo teve papel fundamental nas coroações britânicas, segundo historiador

O historiador evangélico Martyn Whittock relata que a coroa britânica se mantém sob a Bíblia e a unção de Deus.

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: quarta-feira, 21 de setembro de 2022 às 15:48
Rainha Elizabeth II e o Livro de orações da Rainha Victoria. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)
Rainha Elizabeth II e o Livro de orações da Rainha Victoria. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

A morte da rainha Elizabeth II trouxe ao conhecimento público as tradições e cerimônias que marcam a vida constitucional do Reino Unido. Um levantamento feito pelo historiador evangélico Martyn Whittock mostra que muitas destas tradições derivam da fé cristã e da história da Igreja local.

“Já ouvimos ecos da história no lugar particular da Igreja da Escócia no Juramento de Adesão feito pelo Rei Carlos; e seu papel como Governador Supremo da Igreja da Inglaterra é visto no juramento que ele faz perante o parlamento”, relata Whittock, que também é ministro leigo licenciado na Igreja da Inglaterra.

Mas conexões vão além desses aspectos legais, por mais importantes que sejam, diz. “Isso ocorre porque o cristianismo está conectado à história e à prática da monarquia britânica”.

Rainha Elizabeth II. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

Durante o funeral da rainha esses aspectos solenes se tornaram evidentes e continuarão agora que a atenção se volta para a coroação do rei Charles III.

“Ao refletirmos sobre isso – e depois, com o tempo, retornarmos a ele quando a coroação ocorrer – a maneira como a fé cristã é tecida no que significa ser o monarca se tornará ainda mais aparente”, escreve Whittock.

Levantando coroas e deitando-as

Whittock diz que quando a rainha Elizabeth foi coroada, em junho de 1953, e quando, no devido tempo, o rei Charles for coroado, as ideias incorporadas nesses ritos (e na própria ideia de monarquia) remontam à Inglaterra anglo-saxônica.

O historiador explica que hoje o centro espiritual da monarquia está na Abadia de Westminster, uma igreja cujas origens datam dos anos 960 ou início dos anos 970, quando São Dunstão e o rei Edgar instalaram ali uma comunidade de monges beneditinos.“Entre 1042 e 1052, o rei Eduardo, o Confessor, começou a reconstruir a Abadia de São Pedro para estabelecer uma igreja funerária real. O edifício foi concluído por volta de 1060 e foi consagrado apenas uma semana antes da morte de Eduardo em janeiro de 1066”, relata.

Cópia da ordem de serviço da coroação, em 1902, do Rei Eduardo VII na Abadia de Westminster. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

“Desde então”, diz, “está intimamente ligado à monarquia inglesa e depois à monarquia britânica, como local de coroação e funeral (ainda que, desde o século XIX, o local de enterro preferido tenha sido em Windsor)”.

Os reis anglo-saxões usaram vários locais para suas coroações, mas o último monarca anglo-saxão, Harold II, foi coroado na Abadia de Westminster em 1066 e morreu mais tarde naquele mesmo ano na Batalha de Hastings.

“Após as coroações da conquista normanda às vezes ocorriam em outros lugares. Em 1216, numa época em que Londres estava sob o controle dos rebeldes, Henrique III foi coroado em Gloucester. Ele claramente sentiu que algo da mística da realeza havia sido reduzido nisso e mais tarde escolheu ter uma segunda coroação em Westminster em 1220”.

Outros reis foram sendo coroados em locais distintos, mas a Abadia de Westminster permanece como um espaço sagrado onde a coroa é levantada e finalmente colocada.

O momento das coroações

Whittock diz que a coroação do novo soberano ocorre alguns meses após sua ascensão. “A coroação do rei Edgar em 973, em Bath, foi 15 anos após sua ascensão em 957. Enfatizou uma visão sagrada da realeza desde que ocorreu quando ele atingiu a idade de 30 anos, a idade em que Jesus foi batizado. Edgar morreu apenas dois anos depois, em 975”.

“Por outro lado”, explica o historiador, “Harold II foi coroado no dia seguinte à morte de seu antecessor, Eduardo, o Confessor. Seu substituto, Guilherme I, foi coroado no dia de Natal de 1066, apenas três semanas após a rendição dos nobres e bispos ingleses a ele”.

A Coroa do Estado Imperial, orbe e cetro ficaram em cima do Estandarte Real sobre o caixão da Rainha durante serviço fúnebre no Westminster Hall. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

A coroação da rainha Elizabeth II ocorreu em 2 de junho de 1953. Sua ascensão ocorreu em 6 de fevereiro de 1952. O papel que ela herdou baseou-se em uma profunda herança cristã. “Ela definiu seu reinado. Ela define a monarquia britânica”.

Palavras sagradas

Os termos e palavras sagradas são extraídas das Escrituras e da história da cristandade ocidental.

“As raízes do serviço de coroação e a forma mais antiga do juramento feito durante ele datam da coroação de Edgar em 973. Ele se baseava em cerimônias continentais usadas pelos reis dos francos através do Canal da Mancha e também referenciava palavras usadas na ordenação dos bispos”, relata Whittock.

Livro de orações da Rainha Victoria. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

“Tal como acontece com tudo o que é, aparentemente, essencialmente inglês/britânico na monarquia, na verdade está em dívida com uma tradição paneuropeia, uma vez que se baseou nas tradições da cristandade ocidental. Não se originou isoladamente. Fazia parte do mainstream cristão europeu”.

Whittock explica que, atualmente, duas versões dos serviços de coroação anglo-saxões sobrevivem. “Eles são conhecidos como ordines (do latim 'ordo', 'ordem') ou recensões. A segunda dessas recensões parece ter sido a usada por Edgar e depois pelos reis anglo-saxões e primeiros normandos posteriores”.

“Durante o reinado de Henrique I, uma terceira ordem de serviço foi criada e esta foi usada na coroação de seu sucessor, Estêvão, em 1135. Esta ordem de coroação emprestou grande parte daquela usada no Sacro Império Romano na Europa central e originalmente compilado em Mainz em 961. Mais uma vez, alinhou o comportamento real inglês com as práticas continentais.”

Whittock diz que esse rito continuou a ser usado até a coroação de Eduardo II em 1308. Depois, uma nova recensão foi produzida, influenciada pela ordem de coroação francesa. No entanto, a versão inglesa diferia porque refletia a dependência da monarquia inglesa no consentimento dos nobres e, sem dúvida, o apoio implícito do parlamento. Um manuscrito dele sobrevive na Abadia de Westminster, chamado Liber Regalis.

Primeira coroação protestante

Whittock diz que a primeira coroação protestante foi a de Eduardo VI, em 1547. O estilo e o conteúdo refletiam a mudança de ideologia. “Seis anos depois, em 1553, Maria I voltou ao rito católico. Isso também foi usado na coroação de Elizabeth I, em 1559, embora a maré religiosa agora estivesse fluindo no sentido contrário”.

A Inglaterra e a Escócia foram unidas sob um monarca em 1603, mas desde 1685, os monarcas tiveram apenas uma coroação de Westminster.

“O serviço de coroação foi traduzido pela primeira vez para o inglês em 1603. No entanto, a versão latina apareceu novamente para a coroação de 1714 do George I de língua alemã. Desde então, tem sido em inglês”.

No século 20, diz Whittock, a forma do serviço foi um pouco revisada. “Essas mudanças aumentaram a ênfase na natureza espiritual do serviço e remontam às suas raízes medievais como uma unção de Deus”.

Monarquia sagrada

A coroação da rainha Elizabeth II mostra que a monarquia é sagrada.

“Uma compreensão sagrada da monarquia foi vividamente demonstrada na coroação da rainha Elizabeth II e ajudou a definir seu reinado e sua compreensão da função da monarquia sob Deus”, esclarece Whittock.

Na cerimônia, Elizabeth entrou na abadia ao canto do Salmo 122: "Alegrei-me quando me disseram: Entraremos na casa do Senhor". Entre os vários juramentos de governo, ela jurou "manter as Leis de Deus e a verdadeira profissão do Evangelho" e "manter no Reino Unido a Religião Protestante Reformada" e "preservar inviolavelmente o estabelecimento da Igreja da Inglaterra, e a doutrina, adoração, disciplina e governo dos mesmos”.

Estes juramentos são centrais para o papel do monarca como chefe da Igreja da Inglaterra (não da Escócia). Estes foram feitos sob a Bíblia, que a rainha beijou, na cerimônia de coroação.

A rainha usando a coroa durante a abertura do parlamento em 1958, acompanhada pelo duque de Edimburgo.(Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

Naquele momento, ela recebeu uma Bíblia, "para manter Vossa Majestade sempre consciente da lei e do Evangelho de Deus como a Regra para toda a vida e governo dos Príncipes Cristãos". Ela foi lembrada: "Aqui está a Sabedoria; Esta é a Lei Real; Estes são os Oráculos vivos de Deus."

Após as leituras da Bíblia e a recitação do credo, ela foi ungida com óleo. “Aqui ela experimentou uma tradição que remonta ao Antigo Testamento e encontra sua expressão mais exaltada na palavra hebraica mashiach (ungido), traduzida para o grego como Christos - daí temos o título 'Cristo'”.

O ato enfatiza que o monarca é ungido por Deus e deve modelar sua vida e governar em Cristo.

Antes disso, o coro cantou:

"O sacerdote Zadoque e o profeta Natã ungiram rei Salomão;

e todo o povo se alegrou e disse:

Deus salve o rei,

Vida longa ao rei,

Que o rei viva para sempre. Um homem. Aleluia."

O historiador diz que é importante ressaltar que, neste momento, “a Rainha foi auxiliada na remoção de seu manto carmesim pelo Lord Great Chamberlain, auxiliado pela Mistress of the Robes. Foi então que ela foi até o altar para receber a unção, em estado de humildade”.

Na sequência, ela recebeu as Esporas e a Espada, o Cetro com a Cruz e a Vara com a Pomba, e outras insígnias reais. Então ela foi coroada e a congregação reunida gritou repetidamente (e "grito" está na rubrica do culto!): "DEUS SALVE A RAINHA".

“Mas ela foi ungida primeiro e esse é o ponto chave. A unção veio antes desses outros atos simbólicos e da Bênção, Entronização e Homenagem que se seguiram. Então a comunhão foi tomada. A questão é que a unção de Deus definiu tudo o que veio depois. O poder da autoridade terrena é sancionado por Deus; é poder ungido”, explica Whittock.

Ele diz que na cerimônia fúnebre da rainha, sua coroa foi, de certa forma, entregue a Deus na Abadia de Westminster. Isso ocorreu no mesmo local onde foi levantada e colocada em sua cabeça em 1953.

Rainha Elizabeth II. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

“Desde aquele dia, 70 anos atrás, vimos como aquela cerimônia definiu sua vida e governo. Isso estava enraizado em uma história da monarquia que remonta a mais de um milênio e encontra suas origens nas escrituras e na história antiga de Israel”, declarou o historiador.

“Com o tempo, à medida que o período de luto termina e olhamos para uma nova coroação, veremos como essa história e compreensão se expressam e se desenvolvem na coroação e no reinado do rei Carlos III”, finaliza.

Rainha Elizabeth II e o príncipe Charles. (Foto: Instagram/Royal Collection Trust)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições