Amazon pagará para funcionárias terem acesso a aborto

Com 1,1 milhão de trabalhadores, a Amazon é um dos maiores empregadores do setor privado nos EUA.

Fonte: Guiame, com informações da BBCAtualizado: terça-feira, 3 de maio de 2022 às 18:13
A Amazon é um dos maiores empregadores do setor privado nos EUA. (Foto: Adrian Sulyok / Unsplash)
A Amazon é um dos maiores empregadores do setor privado nos EUA. (Foto: Adrian Sulyok / Unsplash)

A Amazon emitiu um comunicado informando que reembolsará suas funcionárias nos EUA que viajarem para realizar abortos e outros tratamentos médicos sem risco de vida.

A varejista pagará até US$ 4.000 em despesas de viagem a cada ano para tratamentos não disponíveis nas proximidades, informa a BBC.

Várias outras empresas, como Yelp e Citigroup, também anunciaram planos para garantir que funcionárias tenham acesso a abortos. O Citigroup disse que a política foi "em resposta a mudanças nas leis de saúde reprodutiva em certos estados".

A decisão ocorre em meio a crescentes restrições para o procedimento em vários estados americanos, como o Texas e a Flórida.

Os novos benefícios da Amazon entram em vigor retroativamente a partir de 1º de janeiro.

‘Benefícios’

De acordo com o anúncio, divulgado pela Reuters, os novos benefícios se aplicarão a tratamentos que não estão disponíveis dentro de um raio de 160 km da casa de um funcionário e para os quais as opções virtuais não estão disponíveis.

Um porta-voz da maior varejista do mundo confirmou à BBC a expansão do benefício, informando que eles incluem cuidados bariátricos, oncologia, anomalias congênitas até 24 meses após o nascimento, tratamentos de saúde mental e serviços de pacientes internados para transtornos por abuso de substâncias.

Com 1,1 milhão de trabalhadores, a Amazon é um dos maiores empregadores do setor privado nos EUA. Ela emprega pessoas em todo o país, com a maioria dos trabalhadores na Califórnia, Texas e estado de Washington, onde está sua sede global.

Os benefícios estarão disponíveis para todos os funcionários inscritos em dois planos de saúde diferentes oferecidos pela empresa, incluindo aqueles que trabalham em escritórios ou em galpões.

A empresa também oferece até US$ 10.000 para problemas médicos urgentes e com risco de vida.

Lei Roe v Wade

Embora a expansão dos benefícios da Amazon não tenha como objetivo específico permitir o acesso ao aborto, ocorre em um momento em que vários governos estaduais republicanos aprovaram leis que restringem o acesso ao aborto em suas jurisdições.

A Suprema Corte americana, de tendência conservadora, deve decidir sobre um caso que pode derrubar Roe v Wade, uma decisão judicial de 1973 que legalizou o aborto nos EUA.

Se a lei for revogada, cada estado dos EUA pode ter permissão para determinar suas próprias regras de aborto, com mais de 20 estados esperados para limitar o atendimento ao aborto ou até mesmo proibir o aborto na maioria dos casos.

No Texas - que tem uma das leis de aborto mais rígidas do país e proíbe o procedimento após seis semanas de gravidez - um estudo recente descobriu que cerca de 1.400 texanos viajavam para fora do estado para fazer abortos mensalmente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições