Novo telescópio da NASA revela a “glória de Deus”, diz cientista

O maior e mais poderoso telescópio espacial do mundo foi lançado em dezembro passado, atingiu seu ponto de observação a 1,6 milhão de quilômetros da Terra em janeiro, e suas primeiras imagens foram divulgadas agora.

Fonte: Guiame, com informações do Evangelical Focus e Christian HeadlinesAtualizado: quarta-feira, 13 de julho de 2022 às 14:02
O Telescópio Espacial James Webb revela berçários estelares e estrelas individuais na Nebulosa Carina que não haviam sido vistas antes. (Foto: NASA, ESA, CSA e STScI)
O Telescópio Espacial James Webb revela berçários estelares e estrelas individuais na Nebulosa Carina que não haviam sido vistas antes. (Foto: NASA, ESA, CSA e STScI)

Um dia histórico para a ciência. Essa foi a definição feita pela comunidade científica sobre a divulgação das imagens capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb e apresentadas nesta segunda e terça-feira em entrevista coletiva da NASA.

O telescópio é mais poderoso que o Telescópio Espacial Hubble, lançado na década de 1990, e é capaz de registrar imagens nunca vistas pelo olho humano – não apenas por estar localizado acima da atmosfera da Terra, mas também por seu enorme tamanho.

Em vez de ser um "substituto" para o Hubble, os cientistas o chamam de sucessor. Hubble gravou imagens em luz visível (ótica). O telescópio James Webb registrará imagens no espectro infravermelho. Objetos distantes, segundo a NASA, estão localizados neste último espectro.

A primeira imagem do novo telescópio espacial da NASA está repleta de galáxias e oferece a visão mais profunda do cosmos já capturada até então.

Há um fascínio em estudar e conhecer o que está acima do céu que enxergamos. Os cientistas estão em busca de conhecimento e as pessoas comuns pela curiosidade. Nesse meio, estão os cientistas cristãos que além desses mesmos motivos, ainda querem revelar a glória de Deus.

“[É] por isso que queremos estudar os céus, para que possamos observar a incrível glória de nosso Deus”, disse Rob Webb, engenheiro aeroespacial da Answers in Genesis e ex-funcionário da NASA, durante uma sessão ao vivo no Facebook na terça-feira.

‘Deus Criador’

Os cristãos devem abraçar a astronomia mesmo que discordem da visão de mundo secular dominante, enfatizou Webb.

"Deus criou os céus e a terra - vamos nos lembrar de basear todo o nosso pensamento, desde o início, em Gênesis 1:1 sem compromisso", disse ele.

O tamanho do universo, acrescentou, "apenas mostra o incrível poder do nosso incrível Deus".

Webb citou o Salmo 19:1, que diz: "Os céus proclamam a glória de Deus; os céus proclamam a obra de suas mãos".

Outros líderes cristãos também celebraram as novas imagens.

"Que lembrete incrível da majestade e poder do nosso Deus Criador! Uau!", tuitou Rich Stearns, presidente emérito da Visão Mundial.

“Os céus declaram a glória de Deus: e o firmamento mostra seu trabalho manual”, tuitou Ryan N. Danker, diretor do Instituto John Wesley.

Beleza galáctica

A primeira imagem do telescópio de US$ 10 bilhões é a mais distante que a humanidade já viu em tempo e distância, mais próxima do início dos tempos e da borda do universo.

As fotos apresentadas revelam a beleza galáctica captada pelo olho do telescópio.

A imagem de “campo profundo” divulgada durante um breve evento na Casa Branca está cheia de estrelas, com galáxias massivas em primeiro plano e galáxias fracas e extremamente distantes espiando aqui e ali. Parte da imagem é luz de não muito tempo depois do Big Bang, que ocorreu há 13,8 bilhões de anos.

A primeira imagem divulgada pelo telescópio espacial Webb mostra em detalhes uma seção do universo distante. (Foto: NASA, ESA, CSA, STScI, Webb)

A imagem movimentada com centenas de manchas, listras, espirais e redemoinhos de branco, amarelo, laranja e vermelho é apenas “uma pequena mancha do universo”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

“O que vimos hoje é o universo primitivo”, disse o astrônomo de Harvard Dimitar Sasselov em entrevista após a revelação.

Sasselov disse que ele e seu colega Charles Alcock pensaram primeiro “já vimos isso antes”. Então eles olharam mais de perto para a imagem e declararam o resultado não apenas bonito, mas “vale a pena toda aquela espera” pelo projeto tão atrasado.

As imagens incluem a visão de um planeta gasoso gigante fora do nosso sistema solar, duas imagens de uma nebulosa onde as estrelas nascem e morrem em beleza espetacular e uma atualização de uma imagem clássica de cinco galáxias fortemente agrupadas que dançam uma em torno da outra.

A Nebulosa do Anel Sul, vista através do telescópio Webb, à esquerda na luz infravermelha próxima e à direita na luz infravermelha média. (Foto: NASA, ESA, CSA e STScI)

Glória de Deus

Em 10 de abril de 2019, uma imagem do buraco negro no centro da M87, uma galáxia a 55 milhões de anos-luz de nós, cercada por um anel de luz com cem bilhões de quilômetros de diâmetro, foi divulgada.

O trabalho foi fruto de um projeto colaborativo internacional com o Event Horizon Telescope, que foi coordenado por um membro da Igreja Protestante Holandesa, Heino Falcke.

Pesquisador de astrofísica e professor da Universidade Radboud em Nijmegen, Falcke descreveu o processo de trabalho em direção à imagem em seu livro “Light in The Darkness. Buracos negros, o universo e nós”.

Falcke também usa muito espaço em seu trabalho para falar sobre as preocupações espirituais que o motivam e o influenciam como cientista.

“Quando você realmente escreve sobre questões científicas fundamentais profundas, quando você escreve sobre o Big Bang ou sobre os buracos negros... Como você pode não perguntar sobre o que está subjacente e de onde vem? Como não perguntar sobre Deus?”, reflete Falcke em entrevista ao site de notícias espanhol Protestante Digital.

Primeira pessoa a tirar uma foto de um buraco negro, Falcke afirma que a descoberta e a divulgação da imagem que se tornou icônica, mudou sua vida e a de muitos outros.

“Como fui eu quem a revelou em Bruxelas, recebi alguma visibilidade”, explica.

“As pessoas querem ouvir o que eu falo, elas se interessam, leem o livro, pedem palestras. Na Holanda, a Igreja Protestante me pediu para dar sua palestra anual. Eles têm uma palestra temática uma vez por ano e pedem a uma pessoa de destaque para dar. Eles tiveram o primeiro-ministro no ano passado e agora pedem a um cientista para fazê-lo”, diz Falcke.

“É uma grande graça podermos ver o universo”, diz Falcke.

Fé e ciência

Falcke decidiu não se concentrar apenas em explicar sua descoberta do buraco negro M87, mas também oferecer uma reflexão precisa sobre sua fé cristã. Isso foi feito também por meio de seu livro.

“Acho que um livro é sempre mais interessante se você aprende algo sobre a pessoa por trás dele, e quando falo sobre meu fascínio pela ciência é quase impossível esconder meu fascínio por Deus e pelas grandes questões do universo”, declarou.

“Fui levado à ciência porque quero saber o que não sabemos e ir até os limites do que sabemos”, explica Falcke. “Minha fé me atrai para o grande mistério de Deus e de onde veio o universo”.

“Muitos dos cientistas em quem confiamos hoje, que contribuíram para os grandes resultados da ciência no passado, também foram movidos por sua fé. Mas continuamos esquecendo isso. Era normal naquela época, e é por isso que esquecemos. Lemos nossos livros de texto sobre Newton, Galileu, Keppler, Copérnico, e não percebemos que todos eram pessoas profundamente fiéis. Para eles, ciência e fé estavam muito relacionadas”.

Início do universo

O plano é usar o telescópio para olhar o mais longe possível, para que os cientistas tenham um vislumbre dos primeiros dias do universo cerca de 13,7 bilhões de anos atrás e ampliem a visão de objetos cósmicos, até mesmo nosso próprio sistema solar, com foco mais nítido.

O Quinteto de galáxias de Stephan, visto através do telescópio espacial Webb. (Foto: NASA, ESA, CSA e STScI)

A que distância, passados ​​13 bilhões de anos, essa primeira imagem parecia? A NASA não forneceu nenhuma estimativa na segunda-feira. Cientistas externos disseram que esses cálculos levarão tempo, mas eles estão bastante certos de que em algum lugar na imagem movimentada há uma galáxia mais velha do que a humanidade já viu, provavelmente de 500 milhões ou 600 milhões de anos após o Big Bang.

“Leva um pouco de tempo para desenterrar essas galáxias”, disse o astrofísico Garth Illingworth, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. “São as coisas que você quase não consegue ver aqui, os menores pontinhos vermelhos.”

“Isso é absolutamente espetacular, absolutamente incrível”, acrescentou. “Isso é tudo com que sonhamos em um telescópio como este.”

Experiência espiritual

O divulgador do buraco negro vê Deus nessas descobertas e relata sua própria experiência: “Essa crença de que Deus é alguém vem da minha experiência de vida. Não como cientista, mas como alguém que busca a Deus. Claro, é baseado em uma tradição de ler a Bíblia e perceber que a Bíblia realmente contém muitas verdades e experiências que as pessoas tiveram”, diz Falcke.

“É bonito ver que hoje ainda posso compartilhar a mesma experiência espiritual de um Deus pessoal com pessoas da história. Algumas de suas histórias estão escritas na Bíblia. Isso significa que quando olho para o universo, acho que nunca esqueço as pessoas neste universo”, avalia.

Ele diz que os cientistas às vezes esquecem os aspectos humanos ou espirituais “porque falamos da terra e do universo e nessa escala o humano se torna insignificante. As partículas não têm sentimentos”.

“Minha fé me lembra o que significa ser humano. Minha ciência às vezes não. Essa é uma correção importante a ter. E também é importante saber que no final tudo o que importa é minha relação com Deus e Jesus. Não é o sucesso na ciência que torna minha vida bem-sucedida, mas minha relação com Deus”, declara.

Os astrônomos esperam que o Webb os ajude a entender o fim da idade das trevas e descobrir o que fez com que esse nevoeiro se dissipasse, inaugurando o amanhecer cósmico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições